sábado, 15 de janeiro de 2011

Gosto muito de você leãozinho…

Adoro jogar Poker.
Durante a noite recebo um telefonema de um grandíssimo amigo, o My Brother, o meu “compagnon de route”. Após uma breve conversa sugeri-lhe um jogo de Poker para o dia seguinte, ao que me respondeu que não seria possível, porque ia a Alvalade XXI para assistir ao jogo entre o Sporting – Paços de ferreira.
Em jeito de despedida disse-me com ar trocista que ia ver futebol, futebol de verdade, futebol de grandíssima qualidade – parecia que estava a falar do Barcelona (mas é normal no reino do Leão) – como se apenas pudéssemos ver futebol ao mais alto nível em Portugal na banheira de Alvalade XXI.
Respondi-lhe com ar trocista que – sim senhor – seria um grande jogo mas, para o Paços de Ferreira, e não para o Sporting.
Após uma gargalhada amiga e cordial acabámos por nos despedir.
Passei o dia todo de sábado a estudar, nem sequer me lembrei que o jogo do Sporting - Paços de Ferreira seria transmitido pela TVI. Quando comecei a ver o jogo e vi o primeiro golo do Paços de Ferreira dei toda a razão ao meu Brother. Lembrei-me logo quando ele me disse que ia a Alvalade XXI para ver futebol a sério. De facto, o primeiro golo do Paços de Ferreira foi um golo de ontologia, capaz de levantar um estádio em qualquer parte do mundo. É claro que grande parte dos comentadeiros vieram logo a terreiro criticar a equipa do Sporting pela passividade da equipa, pela passividade da sua defesa e, em última análise culpabilizar o guarda-redes Rui Patrício.
Em resumo: não sei se o Sporting perdeu bem ou se o Paços de Ferreira ganhou melhor. Mas uma coisa é certa: o Paços de Ferreira acabou por merecer a vitória. Se os sportinguistas podem desculpabilizar-se pelo baixo orçamento em relação aos seus principais rivais – Benfica e Porto – o que dizer então de um orçamento em relação ao Paços de Ferreira?
Os orçamentos não entram em campo. Se assim fosse o Real Madrid seria sempre campeão espanhol e ganharia sempre a Liga dos campeões, o que na verdade não acontece.
Se assim fosse, o Sporting Clube de Portugal apenas perderia jogos nas competições internas com o Benfica e Porto, mas felizmente isso não acontece, perdem com muitos mais clubes.
Tenho apreço pelo actual treinador do Sporting Clube de Portugal Paulo Sérgio, mas tenho de reconhecer que a sua visão de jogo no banco nos últimos jogos – para ser simpático – tem sido absolutamente inócua, incapaz, incompetente e será muito difícil manter-se à frente de um grande cube nacional como é o Sporting clube de Portugal até ao final da época.
My Brother: não gosto de ver um grande clube português a fazer estas figuras, gosto isso sim, de ver os maiores clubes nacionais a disputar o título até ao final da jornada, e não estas tristes figuras.
Mas o teu clube – o Sporting – não está à altura do epíteto de “um grande” clube nacional como o é.
PS – Brother, porque não jogámos Poker? Terias sido muito mais feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário