quarta-feira, 18 de maio de 2011

Final Inédita

Com toda a justiça estamos a poucas horas da primeira final europeia – Liga Europa – entre duas equipas portuguesas: o S.C Braga e o F.C. Porto e foram as duas equipas mais competentes durante toda a competição.
O meu Benfica poderia estar presente nesta final, não o conseguiu por incompetência e por mérito do Braga. Gorado este meu desejo – que tanto anseio – não vislumbro outra oportunidade tão verosímil nos próximos anos, pelo menos enquanto o meu clube for (in)gerido pelo Rei dos pneus.
Em relação a esta final tenho uma vantagem que muitos portugueses (infelizmente) não têm, sou muito mais português do que benfiquista e, portanto, esta Liga Europa não me traz o sabor aziago da falhada presença do Benfica em detrimento de outros dois clubes portugueses, embora o F.C. Porto seja o nosso maior rival. Mas adiante.
Nesta caminhada da Liga Europa o F.C. Porto foi de longe a melhor equipa durante toda a competição. Superou todos os seus adversários de forma clara, superior e austera. Cilindrou grandes equipas europeias e teve a coragem de assumir a candidatura à conquista do troféu logo no início da competição. Foi claramente uma equipa desenquadrada, todos perceberam que este F.C. Porto é uma equipa do primeiro plano do futebol europeu, isto é, da Liga dos Campeões.
O S.C Braga foi repescado da liga dos Campeões, mas fez um trajecto absolutamente extraordinário. Fez 9 pontos na Liga dos Campeões – normamente seriam suficientes para seguir em frente na competição – e eliminou nas pré-eliminatórias o Celtic Glasgow e o F.C. Sevilha. Repescado para a liga Europa continuou o seu caminho a tombar gigantes europeus - Dinamo Kiev, Liverpool, Benfica... – , com humildade, competência, crer e vontade, palmilharam o caminho até à glória, até ao último jogo onde nada têm a provar; e, se perderem (é o mais certo) será contra uma das grandes equipas mundiais do momento.
Exagero?! Não! Realismo.
Em Janeiro de 2002 numa conversa com antigos colegas da Sonae disse que se o F.C. Porto continuasse a praticar a qualidade do futebol que vinha praticando até então, seria um forte candidato a vencer a Taça UEFA – actual Liga Europa – o riso foi geral e chamaram-me de maluco. Quando o F.C: Porto venceu a Sampedoria de Itália por 4-1 (esteve a perder por 0-1) alguns colegas meus começaram a acreditar que de facto o Porto poderia chegar à final e, por ventura vencê-la. Nessa altura, e com total convicção disse que o F.C. Porto não era equipa de Taça UEFA, era equipa de Liga dos Campeões e, se para o ano a equipa não perder os jogadores mais influentes e jogasse daquela forma teria grandes possibilidades de conquistar a Liga dos Campeões – bem o que fui eu dizer??!! – a gargalhada foi total, mas a verdade é que o F.C. Porto venceu mesmo a Liga dos Campeões.
Tal como hoje, custa-me que não haja ninguém na comunicação social que não se refira à potética final entre F.C. Porto e Boavista. Pois é, o Boavista não esteve presente numa final europeia porque sofreu um golo aos 85 minutos diante o Celtic, um golo que ditou o fracasso ao sucesso, entre a glória e o oculto.
Recordo estes momentos porque há uma similitude clara do que se está a passar actualmente. Gostaria de relembrar o que escrevi neste blog em Junho de 2010 sobre André Villas-Boas, numa altura em que gerava desconfiança e descrença aos adeptos em geral e, aos próprios adeptos e respeitáveis comentadores afectos ao F.C. Porto em particular:
“(..) Pois eu sou da opinião que André Villas-Boas foi também dos melhores técnicos da liga. Pegou na Académica em último lugar (previa-se a descida de divisão), mas rapidamente colocou a Académica fora da linha de água e fez uma temporada tranquila. O Primeiro jogo de Villas-Boas foi contra o F.C Porto, com pouco mais de uma semana de trabalho viram-se imensas melhorias. O jogador que detinha a bola tinha sempre duas linhas de passe, isto é, havia sempre dois colegas desmarcados prontos a receber a bola, isto é trabalho de treinador a sério (ao contrário de Paulo Bento que teve quatro anos no Sporting e os jogadores atropelavam-se mutuamente).
Quando Paulo Bento saiu do Sporting, anunciei que Villas-Boas seria uma excelente contratação e fui bastante criticado. Passados alguns dias o Sporting tentou mesmo a sua contratação com uma proposta a rondar um milhão de euros, mas a Académica recusou. Gorada a ida para o Sporting tive a forte convicção (Outubro ou Novembro de 2009) que Villas-Boas seria o futuro técnico do F.C. Porto, desta vez fui visceralmente glosado, estava ao nível de um atrasado mental. (…)
(…) Houve quem vaticinasse Domingos Paciência e Paulo Bento como possíveis treinadores para o F.C. Porto. Desenganem-se, o primeiro é um treinador razoável mas não para um Grande, quanto ao segundo é uma anedota, até agora ninguém o quis.
Um dos problemas dos mídia em Portugal é que as opiniões se vão repetindo sucessivamente, alguém opina e outros ressoam essas opiniões, demitindo-se do mais elementar para se opinar – o pensamento.
Por tudo o que aqui foi escrito, claro que a contracção do jovem técnico para o F.C. Porto foi uma grande contratação. Parece-me evidente que na próxima temporada vamos ter um Benfica e um F.C. Porto ao mais alto nível.“
Como o meu leitor já deve ter reparado, por tudo quanto escrevi, é claro que tenho a profunda convicção que este F.C. Porto não é equipa da Liga Europa mas sim da Liga dos Campeões. E, tal como sucedeu em 2003, se mantiverem os jogadores mais importantes, obviamente são candidatos à conquista da Liga dos Campeões para a próxima época. Já o disse entre amigos. E, novamente, riram na minha cara…
NOTA: o ano passado o Benfica fez uma excelente temporada, e o F.C. Porto ficou em terceiro lugar com uma equipa superior à actual. Saiu o Bruno alves (no actual plantel não há nenhum central que se lhe compare) e saiu o Raúl Meireles para o Liverpool e considerado o melhor estragueiro na Liga Inglesa, embora para o seu lugar Pinto da Costa tenha contratado João Moutinho.

4 comentários:

  1. Meu amigo Zé :) até concordo com quase todos os pontos de vista e opinião, mas sinceramente estares primeiro e há cabeça a dizeres que o Domingos é somente "um treinador razoável mas não para um Grande" não acho que te fique bem ,pois ele fez mais no Braga do que o próprio Vilas Boas na Académica, e foi muitooooooooooooooooooooo mesmo. Ainda bem que dizes que terás um benfica e Porto fortes e descartas o Sporting deste rol, espero e pode ser que tenhas uma surpresa :p
    Quanto ao Porto campeão Europeu são realidades diferentes Zé, na altura o Porto teve a sorte do lado deles e evitou os grandes Tubarões pois muito sinceramente não vejo o Porto com equipa para se bater com Real Madrid, Barcelona, M.United. De qualquer das maneiras espero e gostaria muito de uma vitória do braga esta noite, simplesmente pois foram a equipa que mais lutou e tombou grandes gigantes da Europa, do Porto uma vez mais vi muitas equipas a sairem da frente e sinceramente só mesmo o Vilarreal é que se aproximava da classe e poderio do Porto de resto foram equipas"banais" para este Porto.
    E deixo já aqui a aposta em como e mesmo mantendo a mesma equipa este Porto não tem equipa para as grandes equipas da Europa e aliás se vencer hoje o jogo como será normal, veremos o que farão contra o Barcelona e aí sim é a prova de fogo.
    Grande Abraço Brother e Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  2. Penso que nao faltaram tubaroes, Manchester dominava o futebol ingles, Lyon era somente 6 vezes campeao em França, Deportivo com uma equipa de luxo e na final o monaco apenas aquela equipa que cilindrou o Milao seria preciso mais algum tubarao ou entao tem de mudar o sistema e todas jogar umas contra as outras.
    O Portugues tem sempre a mania de dar merito aos de fora e la esta o Ricardo a fazer o mesmo, quanto ao comentario de o Braga ser a equipa que mais lutou nao estou mto de acordo nos 8 jogos da liga europa marcou 6 golos e sofreu 4, atencao foi repiscado o que para mim nao deveria existir essa repiscagem, quanto ao Porto como e de conhecimento marcou so aos Russos 10 golos, onde anda o merito? afinal quem lutou mais? por ter cilindrado os adversarios e sinonimo de nao ter lutado..........................................FORÇA PORTO SOMOS E SEMPRE SEREMOS OS MAIORES
    quanto a liga dos campeoes que venham essas equipas e quem sabe fazemos como o Braga e vamos ganhando so com um golo e o Ricardo diga que fomos os que mais lutamos.

    Vitor Damas

    ResponderEliminar
  3. Os documentos que estão escritos e organizados de forma a serem facilmente entendidos pelo leitor têm muito maior probabilidade de serem lidos até ao fim e a sua mensagem entendida.
    Os leitores são diariamente bombardeados com informação e não querem perder tempo a tentar decifrar mensagens nebulosas. Preferem quem lhes fale numa linguagem simples e clara, na qual sentem que podem confiar.
    O público confia na clareza. E isso traduz-se na sua lealdade.

    ResponderEliminar
  4. Vitor apesar de também eu não concordar com a repiscagem ela existe logo... Também é sabido que o Braga em qualquer dos outros grupos passaria.
    Na questão do mérito e luta eu passo a ser mais claro.
    O Braga começou a participação nas lides europeias primeiro que o Porto. Para o Sp. Braga, é uma estreia total, depois de um longo trajecto, iniciado em Agosto do ano passado para aceder à fase de grupos da Liga dos Campeões, em que já afastou três antigos campeões europeus, Celtic, Liverpool e Benfica , ganhou em casa ao Arsenal, eliminou o Sevilha com um recital em casa dos espanhóis e com uma debandada de jogadores e até terem a necessidade de chamar jogadores da equipa satélite. A questão não é o facto de o Porto ter goleado mas sim no facto de os adversários não serem do calibre do Porto ( elogio :) ) por isso para mim depois da Eliminação do Liverpool o Porto teria a obrigação de vencer esta prova.P.S. Não me viste a dar mérito a quem é lá de fora, acho que o porto teve muito mérito na campanha da liga dos Campeões mas gostaria de te ver a medir forças com Barça ou real por exemplo para dar todo o mérito.Sem duvida que a felicidade das equipas que vos caiu vos permitiu ter o sucesso na prova, não tirando o mérito que tiveram.
    Por isso e por tudo o que disse em cima acho e continuo a achar que o Braga foi quem mais lutou pois foram a equipa com mais jogos nas pernas e mais dificeis.
    Quanto ao jogo de ontem parabéns pela vitória, num jogo mediocre onde tanto o Porto como o Braga tiveram as mesmas hipoteses e onde vocês foram mais felizes, fruto de um GRANDE FALCÃO :)
    Abraço e saudações Leoninas :)

    ResponderEliminar