sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O clássico

Durante esta semana observei um consenso generalizado na opinião pública do mundo futebolístico, da importância que reveste o clássico de amanhã na carreira desportiva do Sporting esta época. Este clássico para o Sporting é o «tudo ou nada». O futuro desta época depende deste jogo.
Ora, será mesmo assim?
Penso que não. O Sporting iniciou a época a praticar um futebol deplorável, exibições escassas de competitividade, apáticas e, a agravar tudo isto, com resultados desportivos desastrosos. À distância de onze pontos de Benfica e Braga, e a seis do Porto, parece evidente que uma vitória dos leões é absolutamente crucial, as opiniões têm sido unânimes. Todavia, o adepto do Sporting não se ilude com esta época, não tem grandes expectativas; para o aficionado a equipa bateu no fundo, pior é impossível. Por isso, Carlos Carvalhal está livre da pressão do clássico de amanhã, se ganhar, reconcilia os associados com a equipa, se perder, terá muito tempo para mostrar um bom trabalho, e parece-me que vai fazê-lo com competência.
Ao contrário do que se tem dito, o Benfica tem mais a perder que o Sporting. Começou muito bem a época, joga um futebol atractivo, joga um futebol bonito, bem desenhado, emotivo, empolga o adepto e simpatizante e, ainda por cima, com um ímpeto de concretização absolutamente impressionante, marca golos que se farta, impondo goleadas históricas – como a do Everton para a Liga Europa. Mas, nos últimos jogos o Benfica tem sofrido alguns revezes, como a derrota em Braga, a vitória sofrida contra a Naval e a eliminação da taça de Portugal, no Estádio da Luz perante o Vitória de Guimarães.
Uma derrota do Benfica em Alvalade, abalará a confiança da equipa e põe a descoberto as suas fragilidades – que as tem – e, coloca em causa todo o edifício do futebol benfiquista, ante um Sporting pretensamente esfrangalhado.
Portanto, o Sporting, para este clássico nada tem a perder, a não ser a despeito de perder um jogo contra o eterno rival; já o Benfica… tem a «carne toda no assador».
PS1 – A iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, em juntar o presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luis Filipe Vieira e o Presidente do Sporting Clube de Portugal, José Eduardo Bettencourt para promover o uso de transportes públicos, e apelar ao Fair-Play, é um exemplo a seguir, e um acto de urbanidade na promoção do espectáculo, nomeadamente o futebol.
PS2 – Força Benfica!

Sem comentários:

Enviar um comentário