sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Maitê Proença

Recebi há dias um e-mail, que continha um vídeo divulgado no sítio do youtube, em que a célebre actriz e escritora Maitê Proença escarnecia de Portugal e dos Portugueses. Não visualizei a totalidade do vídeo, mas o pouco que vi causou-me alguma repulsa, quer pela ignorância da actriz em relação a Portugal mas, principalmente, quando ela cospe despudoradamente para uma fonte no Mosteiro dos Jerónimos – património da Humanidade. Ignorei o e-mail não lhe dando importância alguma.
Este vídeo foi gravado em Portugal no ano de 2007 para um programa televisivo brasileiro «sai justa», em que a actriz participa com outras três mulheres. Um programa pretensamente de humor mas, ao que parece é estúpido e néscio.
Acontece porém, apesar de ignorar o e-mail, o impacto mediático tomou proporções verdadeiramente inusitadas, passou da blogosfera para os principais noticiários em horário nobre da televisão portuguesa. Nunca pensei que este «caso» tivesse um impacto mediático tão acicatado.
A estupidez é bem mais atraente que a inteligência, enquanto esta tem os seus limites a outra não tem, por isso, certas reacções de pessoas inteligentes causam-me estranheza, como por exemplo: pretender proibir a entrada da actriz em território nacional – que parolice!
A multiplicidade de opiniões da blogosfera roça o ridículo e a xenofobia em relação aos brasileiros, e temo que possa abrir uma lacuna diplomática entre dois países que se querem bem.
Tenho amigos brasileiros, tanto em Portugal como no Brasil. Trabalhei em 1999 na cidade de São Paulo e, conheci várias regiões do Estado São Paulo, tenho portanto, uma ideia dos brasileiros que nada se assemelha à atitude de Maitê Proença. Os brasileiros adoram os Portugueses, têm um enorme orgulho neste pequeno país e na nossa história. Aliás, surpreendeu-me o elevado conhecimento dos brasileiros em relação à nossa história – que também em parte é a deles. É verdade que contam anedotas a nosso respeito, e nós em relação aos alentejanos? Não brincamos com eles?
Não pretendo defender Maitê Proença, mas atribuir-lhe a importância que lhe estão a dar, parece-me no mínimo excessivo, e é arriscarmos a dar-lhe razão. Contra a estupidez e a ignorância não há melhor que o humor, e se de repente os alentejanos ficassem ofendidos com as anedotas contadas a seu respeito? Como seria este país? Mas não, eles têm muito humor, aqui fica uma anedota de alentejanos:
«Um alentejano que tinha uma tasca e recebe a visita de um lisboeta que perguntou se ali também serviam cachorros.
“Ó amigo, nós aqui servimos toda a gente”, respondeu o alentejano.»
Para acabar, dedico esta a Maitê Proença:

«Uma actriz brasileira escarneceu certo dia na presença de um ilustre português. “O vosso país é tão estreito! Quando se levanta uma lebre, onde a vão apanhar?” Resposta imediata do português: “Ao Brasil, minha Senhora!”»

3 comentários:

  1. Tens toda a razão, os alentejanos são inteligentes e sabem rir deles próprios e dos outros. Olha esta:

    Sabes qual é a diferença entre um alentejano e um burro?
    É que um alentejano nasce no Alentejo, o burro nasce em todo o lado!

    :)

    ResponderEliminar