segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O mecânico economista

Numa época em que por aí andam tantos economistas que deviam ser mecânicos, logo vou tropeçar num inspector mecânico que devia ser economista.

No Sábado passado, levei o carro da minha mulher ao centro de inspecções da Maia para a respectiva inspecção automóvel obrigatória. Enquanto esperava pelo comprovativo do pagamento multibanco dos 27€, em tom de brincadeira, disse ao inspector mecânico que se devia poder deduzir a factura no IRS. Respondeu-me de imediato que essa era exactamente a medida que o Governo devia adoptar no combate à fraude fiscal. E foi mais longe: para o cálculo do IRS, devia ser permitido calcular todas as facturas de tudo quanto se gastasse durante o ano.
De inicio, achei a resposta irreflectida, para não dizer disparatada. E ele continuou: «amigo, não se ria porque é verdade! Se os Portugueses pedissem sempre factura de tudo quanto compram, as empresas não podiam fugir aos impostos como fogem actualmente, principalmente o ramo da restauração. Já reparou? Há muitas empresas que não passam factura, acha que vão pagar imposto sobre esses montantes? Claro que não! E diga-me lá, porque motivo hão-de as pessoas de pedir sempre factura se não lhes servem para nada? Você quando compra um gelado pede factura?»

Pois, eu julgo, que o mecânico é bem capaz de ter razão no que diz. Mas como é que nunca ninguém pensou nisto?

Lisboa, 09 de Outubro de 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário